Antes de contar a história sobre essa Massagem terapêutica, temos que entender o que é Shiatsu.
Shiatsu é uma palavra japonesa que significa “pressão do dedo” e segundo Ana Sofia Klettenberg (2016) é uma terapia física que suporta e reforça a capacidade natural do corpo para curar e equilibrar-se, o organismo funciona como um todo, não apenas com o corpo físico, mas também com os aspectos psicológicos, emocionais e espirituais do ser.
Na prática, o shiatsu utiliza-se de toques, pressão confortável e técnicas de manipulação para ajustar a estrutura física do corpo e equilibrar o seu fluxo de energia. A terapeuta, usando os polegares, as palmas das mãos e até mesmo o cotovelo, pressiona pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado e vai, com esses toques, desbloqueando a energia vital.
As técnicas de manipulação visam gerar o alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e linfa. Como resultado, relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um ritmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético.
Origem do Shiatsu
Segundo Mario Jahara (2012), registros apontam que há mais ou menos 5 mil anos atrás, sacerdotes taoístas praticavam uma forma de meditação e manipulação corporal na China para equilibrar a energia vital (Qi em chinês). Com o passar do tempo, estes conhecimentos foram levados para o Japão sob diversas formas (acupuntura, moxabustão, entre outras) e deram origem a uma técnica conhecida como Anmá, que é considerada como precursora do Shiatsu.
Porém, foi com Tokujiro Namikoshi, que a técnica foi aperfeiçoada para chegar ao que é hoje. Aos 7 anos de Idade, Tokujiro utilizou técnicas de compressões e fricções para tratar sua mãe que sofria de artrite. Este tratamento foi basicamente realizado seguindo intuições e pressentimentos.
Após desenvolver sua própria técnica, Tokujiro Namikoshi no ano de 1925 fundou a sua primeira clínica de tratamento com o método Shiatsu e no ano de 1940 abriu sua primeira escola de Shiatsu, hoje conhecida popularmente como Colégio japonês de Shiatsu. Porém, o Shiatsu só teve seu real reconhecimento no ano de 1955, quando o governo japonês reconheceu a técnica, em conjunto com a sua técnica originária, o Anmá.
Agora que já conhecemos um pouco mais sobre esta Técnica Milenar, aguardamos ansiosos você para que conheça essa massagem que tem um grande poder de equilibrar o corpo e a mente.