As sobrancelhas não são apenas um detalhe no rosto. Elas equilibram as linhas e expressões ou mesmo marcam o olhar. Já faz um tempo que as mulheres se preocupam em cuidar e mudar as sobrancelhas, esta preocupação continua e cresce cada vez mais. Design de sobrancelhas realça a expressão e beleza natural dos olhos, através do alinhamento dos fios feito de acordo com a simetria facial de cada cliente.
As sobrancelhas têm papel fundamental na composição e harmonização dos traços do rosto. Vamos apresentar neste post um pouco da evolução do comportamento em diferentes épocas relacionado ao Design de Sobrancelhas.
Na Grécia Antiga acreditava-se que a mulher que nascia com as sobrancelhas emendadas era abençoada pelos deuses por isso, o costume da época era pintar a glabela com pó mineral, artifício usado para deixar as sobrancelhas mais escuras.
Os gregos desenvolveram um instrumento de depilação chamado estrígil, uma barra de aproximadamente 30 cm que removia os pelos. A prática da depilação nesse período era principalmente utilizada por homens e atletas.
O povo egípcio são uns dos precursores da maquiagem, usava em seus olhos e sobrancelhas para realçá-las aumentando seu olhar. No Egito Antigo, uma sobrancelha bem marcada refletia poder, tanto que para complementar o desenho natural, acredita-se que Cleópatra tinha o hábito de escurecer as suas com substâncias de carbono e óxido. Não só escurecia, como arqueava e alongava, Cleópatra foi, definitivamente, a pioneira do embelezamento do olhar bem arrojado e ousado.
Imagem 1: Maquiagem Cleópatra
Durante o Império Romano os pelos eram considerados vulgares, por isso eram removidos de todo o corpo, todas as pessoas, homens, mulheres, ricos e pobres utilizavam os métodos que tinham para deixar a pele sempre lisinha. Na maioria das vezes, utilizavam pinças, lâminas, versões simplificadas de barbeadores (que ainda não existiam) e cremes depilatórios.
A Idade Média, também conhecida como Idade das Trevas, foi um período em que o cuidado com o corpo e a aparência foram completamente ignorados, a vaidade foi condenada pela Igreja, que passou a considerar como “hábitos pagãos”. Por isso, a depilação foi “proibida”, sendo considerada um ato de heresia, bruxaria, e completamente pecaminoso.
No período Renascentista temos um famoso exemplar de como a sobrancelha era tratada, o clássico retrato de Mona Lisa, pintado por Leonardo da Vinci. Nesta época raspar as sobrancelhas e os pelos faciais era mais do que uma moda, visto que qualquer pelo mostrado por uma mulher era impuro e representava a luxúria.
Imagem 2: Pintura Mona Lisa
Nós últimos 100 anos, vimos quase tudo: Sobrancelhas finas, naturais, arqueadas, geométricas, arredondadas. Observa-se que as sobrancelhas tiveram em cada época sua característica particular, pois as mulheres moldam a região acima dos olhos de acordo com as tendências de moda de cada década, ou de cada tendência.
Vamos conhecer um pouco da história das sobrancelhas, por décadas:
· 1920 – Sobrancelhas finas, arqueadas e alongadas, como se fossem um fio só. Referência o cinema mudo, as sobrancelhas eram uma ferramenta indispensável para as atrizes, as mulheres raspavam os pelos e pintavam de acordo com o papel.
Imagem 3: Atriz do cinema mudo Theda Bara
· 1930 – Sobrancelhas bem arqueadas e mais grossas que passavam uma expressão mais clássica. Tomaram espaço os arcos mais acentuados em sua curvatura. Com uma aparência menos “triste” do que as que faziam a cabeça das mulheres na década anterior.
Imagem 4: Atriz Joan Crawford
· 1940 – As sobrancelhas ainda tinham o formato de arco, mas eram mais grossas no início e mais finas no final.
Imagem 5: Grace Kelly, Princesa de Mônaco
· 1950 – Tendência da sobrancelha estilo “acento circunflexo” continua. As atrizes da época mantinham grossas e pretas, reforçando com lápis. O desenho arqueado e pontiagudo ganhou os rostos dessa geração de mulheres que procuravam adicionar ousadia a um olhar penetrante.
Imagem 6: Audrey Hepburn, atriz e humanitária britânica
· 1960 – As sobrancelhas começam a ficar mais finas, ainda mais arqueadas e chamativas.
Imagem 7: Modelo Twiggy
· 1970 – A partir desta década, as sobrancelhas ganharam design mais naturais.
Imagem 8: Atriz e Modelo Lauren Hutton
· 1980 – Nesta década as sobrancelhas tinham linhas mais grossas, retas, naturais e expressivas. Combinavam com os cabelos volumosos, que também estavam em alta.
Imagem 9: Brooke Shields, atriz do filme A Lagoa Azul
· 1990 – As sobrancelhas eram bem desenhadas, porem mais finas era comum limpar e tirar as sobrancelhas.
Imagem 10: Modelo Kate Moss
· 2000 – Retornaram o uso de sobrancelhas finas e arqueadas, com o côncavo marcado. O cumprimento também diminuiu e as sobrancelhas ficaram mais curtas.
Imagem 11: Atriz Angelina Jolie
· 2010 – As sobrancelhas são mais marcadas e modeladas, porém respeitando o formato e espessura naturais, bem como os traços dos rostos.
Imagem 12: Atriz e Modelo Megan Fox
· 2020 – Atualmente a busca é por preencher falhas, disfarçar imperfeições e realçar o olhar, sendo utilizados procedimentos como microblading e micropigmentação.
Imagem 13: Cantora Beyouncé
Extra: Cuidar da aparência já deixou de ser algo apenas de mulher, por isso o design de sobrancelha masculina esta cada vez mais presente nos cuidados do dia a dia dos homens. Existem algumas diferenças nos designs, mas no geral a mesma técnica é utilizada para ambos. No caso dos homens, são respeitadas as medidas da face, só que de uma forma diferente (masculina).
Nas mulheres costuma-se arquear, modelar a sobrancelha, e nos homens ela é retirada somente o excesso, sem modelagem (feminina).
Imagem 14: Jogador de Futebol Cristiano Ronaldo
Agende seu Design de Sobrancelhas: