Nutrição e Comportamento Alimentar

mulher-com-uma-maca-em-uma-mao-e-um-bolo-na-outra_1163-1043

Com o aumento das taxas de sobrepeso, obesidade e doenças relacionadas a alimentação, iniciou-se uma busca desenfreada por mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida. Por outro lado, também resultou em um excesso de preocupação por um padrão alimentar considerado ideal, padrão este que divide e classifica os alimentos como “saudáveis” ou “mocinhos” e “não saudáveis” ou “vilões”.

 Estes rótulos  atribuídos aos alimentos também faz com que as pessoas passem a enxergar a comida apenas como calorias, gerando assim culpa em comer, o que pode culminar em um ciclo vicioso de ansiedade ao comer e comer por ansiedade, dificultando assim a adesão às dietas e tornando a relação com o alimento conturbada.

Para ser considerada saudável e balanceada, a alimentação precisa incluir todos os nutrientes em quantidades adequadas ao organismo, sem a necessidade de classificar os alimentos como “mocinhos” ou vilões”, devido a isso, faz-se necessária adoção de abordagens nutricionais, focadas em mudanças de comportamento alimentar, e não somente em inclusão ou exclusão de determinados alimentos dos planos alimentares.

Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-icones-saudaveis_1228982.htm#page=1&query=balan%C3%A7a%20alimentos&position=5

A abordagem focada em mudanças de comportamento alimentar, trata-se de um método que envolve estratégias de aconselhamento nutricional, com o objetivo de mudança na relação com a comida, resgatando o prazer em comer e promovendo consciência alimentar, tornando assim essa relação com o alimento mais saudável e sustentável a longo prazo.

Em nossas rotinas é comum o hábito de comer por impulso em situações de pressão e angústias, o que muitas vezes é prejudicial, neste contexto trabalha-se também, o autoconhecimento e autocontrole alimentar, ensinando a identificar as emoções e controlar o estresse e ansiedade, evitando assim a busca por consolo nos alimentos.

Indica-se a adoção de abordagens focadas em comportamento alimentar, especialmente a pessoas que têm dificuldades no planejamento e execução de planos alimentares, e com isto comumente “entram” e “saem” de vários tipos de dietas, sem conseguir manter resultados a longo prazo.

A adoção de algumas ferramentas comportamentais ao longo deste modelo de acompanhamento nutricional, visam promover desenvolvimento pessoal e comportamental, que podem gerar resultados efetivos e definitivos.

Agende sua avaliação gratuita e conheça mais sobre abordagem focada em comportamento alimentar!

Compartilhe este post!

Este post tem um comentário

  1. Eva K.

    já tentei várias dietas e sempre ganho peso depois, preciso tentar uma abordagem neste modelo comportamental..]

Deixe um comentário