O final do ano está se aproximando e, junto com ele, chegam também as comemorações e confraternizações.
As tentações alimentares dessa época, com refeições compostas por alimentos calóricos e bebidas alcoólicas, não devem e não precisam colocar em risco todo o esforço feito durante o ano para manter uma alimentação saudável e equilibrada. Para isso, em primeiro lugar, precisamos lembrar do verdadeiro significado dessas datas e não focar apenas na comida.
Aproveite o momento para interagir com os amigos e familiares, saboreie as refeições com calma, mastigue bem, coma devagar e deguste tudo em pequenas porções, sem exagerar nas quantidades e observando os sinais de saciedade. Não estenda a comilança para mais refeições além da ceia da “virada” e do almoço do dia. Se ingerir bebida alcoólica, intercale com água, na mesma proporção. Não exagere nos petiscos como castanhas e frutas secas, pois são muito calóricos. Aproveite o tempo livre para se movimentar mais e realizar atividades que queimem calorias.
Comer também é uma forma de comemorar, porém a busca de outros prazeres é fundamental para ser feliz. Coma sem culpa! Não deixe que a alimentação traga preocupação! Não são duas ou três refeições que estragarão todo o seu empenho e conquista de todo um ano.
Enfim, aproveite esse período para celebrar, refletir, fazer planos e resgatar o verdadeiro significado do Natal e do Ano Novo.