Alguns estudos mostram que, além dos benefícios físicos, ela também impacta positivamente na saúde mental como, por exemplo, na diminuição dos sintomas de ansiedade.
Isso acontece, pois, alguns alimentos têm nutrientes que estão envolvidos na produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e controle da ansiedade), promovendo, assim, um melhor humor.
São alguns exemplos:
– Triptofano: é um aminoácido que participa da produção de serotonina. São fontes de triptofano: carnes, ovos, leite, banana, cacau, nozes, peixes e frutos do mar.
– Magnésio: participa da produção de triptofano e serotonina. São fontes de magnésio: carnes, peixes, frutos do mar, vegetais verdes escuros, cacau e castanhas (amêndoas, nozes, castanha do Pará).
– Probióticos: são microrganismos vivos (bactérias benéficas) que proporcionam benefícios ao intestino e favorecem o aumento de triptofano e serotonina. São fontes de probióticos: iogurtes e leite fermentado.
– Prebióticos: pensando ainda na saúde intestinal, faz-se necessário o consumo de prebióticos (fibras), pois estes servem de alimento para os microrganismos benéficos do intestino. São fontes de prebióticos: frutas com casca, vegetais, legumes, aveia e cereais integrais.
– Ômega 3: é uma gordura benéfica que atua no processo inflamatório do organismo, diminuindo assim o estresse. São fontes de ômega 3: peixes como salmão, atum, sardinha, cavalinha, linguado; camarão, linhaça e nozes.
– Vitamina C e E: possuem propriedades antioxidantes, atuando contra o surgimento da ansiedade. São fontes de vitamina C: laranja, acerola, limão, goiaba, brócolis e pimentão. São fontes de vitamina E: manteiga, gema de ovo, carnes, nozes e vegetais de folhas verdes (espinafre, aspargo, brócolis, couve).
– Vitaminas do Complexo B: participam da formação de serotonina. São fontes de vitaminas do complexo B: carnes, fígado, ovos, leite, feijão, vegetais verdes, cenoura, abóbora, milho, batata, maçã, laranja e abacate.
Além do consumo desses nutrientes, comer na companhia de outras pessoas aumenta a sensação de bem-estar e auxilia na redução da ansiedade. Portanto, se alimente de forma saudável e, sempre que possível, faça as refeições com companhia.
Por Nutricionista Lorraine Mussi Pradella.